HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


Vídeo antigo, mas muito interessante
 
Vista Aérea 1
Vista Aérea 2

 Vista Aérea 3

 Vista Aérea 4

HU

Inauguração do novo Centro Obstétrico. Leia Mais: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=22043

Centro Obstétrico - Novas instalações duplicam a capacidade de atendimento de parturientes.

Ambulatório

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. – HU/FURG, foi criado através de portaria federal em 1976 e inicialmente instalado na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.
Em 1985 possuía 104 leitos, sendo que atualmente contém 186 leitos SUS. No ano de 1987, passou a receber recursos do INAMPS por suas ações de saúde, em 1988 seu regimento foi aprovado pelo CONSUN/FURG e em 2006 foram aprovados os novos regimentos pelo CONSUN e CONDIR.
No ano de 2006 realizou 7.761 internações, 232.452 consultas, 6.375 cirurgias, 331.088 exames de laboratório. Trabalham 103 docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem, 463 Técnicos em Educação/FURG, 268 funcionários da FAHERG, 40 médicos residentes e inúmeros estagiários de diversas áreas profissionais da comunidade e região. Formam-se em média 60 novos médicos e 50 enfermeiros ao ano. Serve como campo de estágio a cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da comunidade e região. Atende a micro-região litoral lagunar, que tem uma população residente estimada em mais de 240 mil habitantes, compreendendo as populações das cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Recebe, ainda, pacientes dos municípios de Pelotas, Camaquã, Jaguarão, Arroio Grande, Tavares, entre outros.
O HU tem participado no processo de municipalização da saúde e assinou convênios com prefeituras da região objetivando a integração e o somatório dos recursos em atividades programáticas articuladas na área do ensino, pesquisa, extensão e assistência a saúde. Atualmente encontra-se Contratualizado com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde e a 3ª Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Presta serviços nas áreas básicas de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Clínica Obstétrica, Clínica Ginecológica e Clínica Cirúrgica. Possui Serviço de Pronto Atendimento, UTI Neonatal, UTI Geral, UTI Pediátrica, Hospital Amigo da Criança, Banco de Leite, Hospital-Dia AIDS, Hospital-Dia Doenças Crônicas, Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE), Centro Integrado de Diabetes (CID), Centro Regional Integrado do Trauma Ortopédico, Centro Regional Integrado de Diagnóstico e Tratamento em Gastroenterologia, Centro de Atendimento de Doenças Renais – Diálise e Hemodiálise, Centro Regional Integrado de Tratamento e Reabilitação Pulmonar e Unidade de Educação.
Além dos serviços assistenciais, são desenvolvidas ações de saúde, através dos seguintes programas permanentes: Programa de Assistência Integral ao Diabético – PAID (desde 1979); Atenção aos pacientes de AIDS (desde 1989); Atenção Geriátrica na cidade do Rio Grande (desde 1990); Saúde Escolar; Atenção Integral à Saúde da Mulher (desde 1991); Planejamento Familiar (desde 1991); Medicina Comunitária (desde 1996); Cirurgia de cataratas com o Município (desde 1997); Programa de Tratamento do Fumante, Serviço de Estomaterapia (desde 1995), Programa - HU: Saudável Sustentável (2006).
Em janeiro de 1998, o Conselho Superior aprovou um conjunto de políticas que orientam as ações atuais do HU. São elas:
·         Reorientar a internação hospitalar para curta permanência, em doenças crônicas, estimular as modalidades "hospital-dia" e "internação domiciliar";
·         Institucionalizar programas de "hospital-dia" (AIDS, doenças crônicas, idosos) e de internação domiciliar;
·         Estimular a atenção cirúrgica ambulatorial;
·         Estimular a cirurgia minimamente invasiva – laparoscópica e endoscópica;
·         Estimular a cirurgia especializada, particularmente ortopédica, vascular e urológica;
·         Consolidar programas de atenção à gestante de alto risco, prevenção do câncer do colo de útero e mama;
·         Consolidar e criar novos centros de referência regional, citando-se os seguintes: Centro Regional de Atenção à AIDS; Centro Regional de Atenção a Doenças Respiratórias; Centro Regional de Atenção ao Diabético; Centro Especializado em Métodos de Imagem em Cardiologia; Centro de Hemoterapia; Centro Regional para Estudos, Prevenção e Tratamento de Dependentes Químicos; Centro Regional de Atendimento ao Trauma; Centro Regional de Atendimento a Doenças Hepáticas, Biliares e Pancreáticas; Centro Regional de Diagnóstico e Tratamento Ambulatorial por Métodos Videolaparoscópicos; Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos ou Células.

 sFonte: http://www.hu.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário