BEM VINDOS

Recado da ATM 2019 aos nossos possíveis bixos:

                 Nós sabemos que não foi fácil. Foi um longo tempo de uma rotina cansativa, estressante e massante: acordar cedo, ir ao cursinho, fazer listas e mais listas de exercícios, o debruçamento sobre livros, viagens, provas atrás de provas e a maratona chamada ENEM.

                 Mas chegou a hora: a inscrição para o SISU. E com ela, a grande dúvida: para onde vou me inscrever? Você não quer ir para qualquer lugar. Quer uma faculdade que te proporcione a aquisição de experiência de vida, quer uma cidade legal, com diversões. Você quer colegas interessantes e fazer novos amigos. Você quer um curso que lhe dê oportunidades de crescimento e sucesso na medicina.

               Será que tudo o que "você quer" não está na FURG? Nós sabemos que a distância até Rio Grande assusta qualquer um. Ela nos assustou também. Mas acreditamos que a FURG possa lhe disponibilizar muito mais do que apenas uma formação em medicina. E é por isso estamos abrindo esse espaço (que já foi ocupado pelos nossos veteranos, voteranos e bisavoteranos). Queremos lhe apresentar a nossa faculdade. O lugar que nos acolheu e onde formamos nosso novo lar. Aproveite para conhecer mais sobre o Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande e a Famed.

              Tire suas dúvidas e faça seus comentários, pois estamos aqui para ajudá-los nesse processo importante de eleger uma faculdade (e seu estilo de vida pelos próximos seis anos).
              Sejam bem recebidos no nosso blog e tenham sempre em mente esse recado final: A FURG É FODA! AH A FURG É FODA!!!

Adicione o grupo que, nós, seus veteranos, fizemos no facebook para lhes receber e esclarecer quaisquer dúvidas que vocês possam vir a ter!!
Mais conteúdos logo abaixo (pra facilitar consulte os marcadores na barra da direita)

CONHEÇA SEUS VETERANOS

         A história da ATM 2019 teve inicio no dia 13 de janeiro com a divulgação do primeiro listão. Dali em diante, foram diversas listas, vários nomes e momentos de tensão (e calor) no temível CIDEC, até que a turma ganhou seus 70 nomes. 70 pessoas diferentes, de lugares distantes, que tem em comum a vontade de viver seu sonho: a Medicina. É gente de muito lugar: tem a dupla de Brasília, o povo do Paraná, a penca de catarinenses, os “mano” de São Paulo (em especial da ZL, sempre presentes nas “tretas”), os mineirinhos, que devem pão de queijo e doce de leite para todo mundo ainda e, claro, tem a gauchada, que não perde a oportunidade de demonstrar todo o seu orgulho pelo RS. Juntos, formamos a turma mais zoeira que a Medicina já viu.

             Foram dias de muita expectativa até que no dia 27 de março, dois dias antes do início das aulas, houve o primeiro contato. Muitos de nós nos conhecemos no P14, indo para a choperia e foi uma algazarra só: foi o primeiro de vários momentos engraçados que viveríamos no P14. Na choperia, todos queriam se conhecer e vários planos já foram feitos naquela noite.

          A semana seguinte foi de acolhida (e posto!) onde tivemos a oportunidade de conhecer a FURG, a cidade, nossos veteranos e o prefeito. Foi uma semana em que mostramos nossos talentos e também provamos que somos solidários, construindo um recorde que os novos bixos terão que suar para bater. Daí chegou o Bixurrasco, e foi uma integração intensa, literalmente.


              Os dias foram se passando rápido e a ATM 2019 foi amadurecendo como turma. Muitos episódios abalaram a confiança que tínhamos quanto ao fato de sermos uma turma unida, em que o coletivo imperasse sobre o individual. Porém, hoje, é possível ver que eles serviram para que superássemos nossas diferenças e amadurecêssemos tanto quanto turma como quanto pessoas e, assim, constituíssemos, de fato, um grupo: uma ATM unida.

            Com o passar dos dias chegaram as provas, e dessas é impossível não se lembrar de histologia e anatomia, que nos fizeram despertar para a vida de estudantes de medicina. Contudo, notas não tão boas não nos fizeram perder a alegria; pelo contrário, cada vez a zoeira foi crescendo. Foram diversas madrugadas de estudos coletivos pelo grupo do Whatts, vários resumos e transcrições de aulas compartilhados, tudo pelo 7!


               Foram inúmeros momentos engraçados, várias selfies no P14 (sim, tirávamos fotos no ônibus, e mais: lotado!), no RU, no laboratório de anatomia. São vários os registros dos momentos de descontração da turma, seja em um bar, na casa de alguém ou na lagoa. Turma reunida é sinônimo de festa, de alegria, de cantorias. Saber Amigo Punk virou quase uma obrigação para todos. E a 19 possui inúmeros talentos na música, que nos orgulham nas festinhas da turma e também nos festivais de talentos da FAMED.


           Outro orgulho da 19 são seus times. A Liga do Trago ainda tem alguns probleminhas técnicos, mas muito em breve será o melhor time da Famed, assim como as Dezenovinhas, que em sua primeira participação no InterATM’s garantiram o segundo lugar e vários elogios. Além de jogar bem, a ATM mais zoeira não podia deixar de concluir seu primeiro ano com uma festa para abalar corações: Disritmia- A Festa da Medicina. A 19 e seus convidados fizeram a Fabrik parar naquela sexta-feira de Novembro!


            São vários momentos, muitos constituídos por episódios engraçados, alguns também tensos, porém todos vividos de forma intensa, ficando marcados em nossa história.  A medicina é o nosso maior sonho e poder realizá-lo ao lado de pessoas especiais é algo incrível e indescritível. Madrugar todos os dias para ir ao Carreiros, virar incontáveis noites estudando para provas, descobrir todos os botões daquela HP na busca incessante pelo 7, enfim, tudo isso são desafios pequenos quando comparados à realização de um sonho.




                Futuros bixos, agora é a hora de vocês! A aprovação chegou, lá se foram as lágrimas vestibulosas e uma nova fase se inicia. O nome de vocês naquela lista é o primeiro passo para a construção dos seus sonhos. A FURG e seus veteranos torcem por vocês: sejam bem-vindos e venham fazer parte da nossa história! Contem com o nosso apoio para tudo o que precisarem, desde informações sobre a instalação de vocês em Rio Grande, até dúvidas sobre materiais e conteúdos para essa nova etapa da vida de vocês! Esperamos por vocês! 

Quando começam as aulas em 2015?


Segundo o novo Calendário Universitário da FURG, o primeiro período letivo de 2014 inicia-se no dia 02 de março de 2015. Sendo essa primeira semana, compreendida entre os dias 02 e 06, o período de acerto de matrículas e de confirmação de matrícula dos calouros nas Coordenações de Curso. Também haverá nesse período a realização de atividades do Programa de Acolhida Cidadã Solidária.

FONTE: CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2015 - 2016

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA



Caro calouro,
Você conseguiu!

            Foram tantas horas de estudo (que pareciam intermináveis), tantas questões difíceis, impossíveis ou mesmo duvidosas, tantas provas e gabaritos. Quantas vezes você abriu mão de diversões, de amigos, de festas, barzinhos, jantares ou mesmo daquele (a) possível ficante ou namorado (a)? Quantas vezes você saiu de uma prova triste, decepcionado ou irritado?
                  Agora as decepções da época de cursinho passaram. É difícil mesmo de passar em medicina, e você conseguiu! Agora é hora de derramar apenas lágrimas de alegria e curtir esse momento. É hora de ser bajulado, mimado e fazer muita festa!! São os minutos mais merecidos de fama!

               Nós sabemos que uma nova etapa de sua vida está apenas começando, e com ela vem aquele friozinho na barriga. É tudo novidade. Você vai morar em uma cidade que ainda não conhece e conviverá com novas pessoas. É uma fase de construção, mas também difícil. Por isso, estamos aqui; queremos ajudá-lo a tornar as coisas um pouco mais fáceis com esse manual de sobrevivência (que foi de grande ajuda quando nossos veteranos também o fizeram para nós).


A MATRÍCULA
            Não esqueça de levar os documentos exigidos, e também uma boa carga de paciência. Nos primeiros dias de matrícula você enfrentará filas. Mas não é nada que não valha a pena. É um sonho que está se realizando. Curta muito o momento e aproveite para conhecer os veteranos que lá estarão lhe recebendo. Estamos ansiosos para conhecê-lo e também cheios de surpresas que você vai adorar.

A CHAMADA ORAL
                Após as chamadas tradicionais, ocorrem as chamadas orais. Tome muito cuidado para não perdê-las. Vale a pena viajar tanto pela tão sonhada vaga e estar lá na data e hora marcadas. Na hora da matrícula, É DEMORADO. Todos os cursos ficam no mesmo auditório e as matrículas vão sendo feitas por ordem dos cursos. Logo, você tem que aguardar a matrícula de cada curso que está na frente de medicina e a chamada daqueles que ganham a vaga de quem não foi. Por isso, vá preparado: leve comida e bebida. 

OS HOTÉIS
               CUIDADO! Rio Grande tem um sério problema em validar reservas em hotéis. Por isso, faça a reserva em mais de um lugar! Não corra o risco de ter que dormir na Praça Tamandaré ou no banco do carro!
Listamos alguns hotéis da cidade:
1.                     Atlântico (http://www.hoteisatlantico.com.br)
2.                   Swan Express (http://www.swanhoteis.com.br/sobre/5)
3.                   Villa Moura (http://www.hotelvillamoura.com)
4.                  Arpini (http://www.arpinihotel.com.br/)
5.                  Taufik (http://www.taufikhotel.com.br/site/)
6.                    Hotel Paris (no site do Villa Moura)

          Vale a pena ficar hospedado no centro, mesmo não sendo perto do Campus Carreiros (local da matrícula), pois assim você pode conhecer mais a cidade e já ir procurando apartamentos para morar.
Mas também há outros hotéis, não tão conhecidos por nós:
1.            Costa Doce: http://www.hotelcostadoce.com.br/site/hotel.php
2.            Grande Hotel: http://www.grandehotelrg.com.br/
3.            Vento Sul: http://www.hotelventosul.com.br/
4.            Porto Rei: http://www.hotelportorei.com.br/
5.            Car: http://www.hotelcar.com.br/php/index.php

APARTAMENTOS
                NÃO MORE NO CASSINO! É praia e tudo mais. Mas é muito longe do centro. No primeiro ano você terá algumas aulas no Campus Carreiros e outras na FAMED/Hospital Universitário (centro). Mas a partir do segundo ano, todas elas serão apenas no centro. Portanto, não vale a pena investir em algo tão longe. Pegue um apartamento no centro, próximo ao HU. Alguns bons pontos de referência são o supermercado Guanabara, a Praça Tamandaré e a Papelaria Pacotão. É perto deles que boa parte dos alunos da medicina residem, como o Condomínio Dona Wanda e o Regines. Também há alguns condomínios na Avenida Presidente Vargas, tais como Village Center, Vila Paris e Marcílio Dias.
Além disso, abaixo seguem os sites de algumas imobiliárias da cidade:

1.  1.    Imobiliária GS (http://www.imobiliariags.com.br/)
    2.    Marcos Otero Imóveis (http://www.marcosoteroimoveis.com.br/web/)
    3.    Imobiliária Moradia (http://www.imobmoradia.com.br/)
    4.    Imobiliária Brandão (http://www.imobiliariabrandao.net.br/)

TÁXIS
        Segue abaixo alguns números de táxis quase que oficiais dos alunos da medicina. São confiáveis.
Seu Rui: (53) 8120-5767 (TIM)
Seu Adair: (53) 9999-2229
                    (53) 8445-0730
Polaco: (53) 8445-7569
E tem as centrais: (53) 3232-1600 e (53) 3233-3000.

ÔNIBUS
                A Praça Tamandaré é o principal local de passagem de quase todos os ônibus. A praça é um ponto de referência e bem fácil de achar. E é onde você pegará ônibus – o P14 – para ir ao Campus Carreiros. A parada onde você pegará o ônibus fica bem no final da praça, na rua 24 de maio. E CUIDADO ao pegar ônibus! Existem dois: o que vai para o campus e aquele que volta dele (e, portanto, não tem como ponto final a FURG).

Para ir para a FURG, pegue o P14 VILA MARIA!
Para voltar do campus para o centro, pegue o P14 IFRS!

Na dúvida, pergunte ao motorista.
É possível consultar os horários de ônibus, bem como baixar o aplicativo no celular, no site da empresa de ônibus (http://www.noivadomar.com.br/site/content/home/).
O valor normal de passagem é R$ 2,75. A passagem para estudante é R$ 1,38. Para pagar a metade do valor normal, faça a carteirinha de estudante do ônibus na empresa Mais Rio Grande, próximo à papelaria Pacotão. (http://www.maisriogrande.com.br/site/content/home/). 


SERVIÇOS NECESSÁRIOS NA HORA DA MUDANÇA
              Não dependa dos montadores de móveis das lojas! Eles são um mito! Literalmente uma lenda! Provavelmente você precisará de algum montador quando comprar seus móveis. Portando, aí vão alguns números de profissionais que conhecemos, não só montadores, mas também eletricistas e chaveiros. Nunca sabemos quando vamos precisar!

Seu Wilson (faz tudo): (53) 9163-2733
Mauricio (montador): (53) 8119- 1082
Luis (eletricista): (53) 8125-1465
J.A Serviços Elétricos: (53) 3231-1193 ou (53) 8409-0563
Adilson (eletricista): (53) 9974-8836 ou (53) 8134-2181
Fechaduras Garcia (24 hrs): (53) 3204-1445

LUZ/VOLTAGEM
         O padrão de voltagem do estado é 220V. Contudo, em Rio Grande, ela varia conforme a casa/apartamento. Por isso, a imobiliária ou o proprietário do apartamento vai saber lhe orientar melhor. Além disso, muitos dos apartamentos para alugar estão com a luz desativada. Por isso, será necessário ativá-la na CEEE. Essa ativação geralmente leva em torno de 3 dias. A CEEE se localiza próximo ao HU. Segue abaixo um mapa para lhe ajudar:


CLIMA


            Nós, seus veteranos, não chegamos a enfrentar um inverno muito rigoroso esse ano. Assim como não o foi em todo o estado. Contudo, não sabemos como serão as temperaturas para o próximo ano. Rio Grande é uma cidade úmida, o que complica um pouco as coisas. Principalmente quem vem de fora do estado sofre mais. Tragam roupas para todas as situações! Desde o começo! Os voteranos de vocês passaram por um frio em pleno março e contam que quem não tinha cobertor usou toalha de banho pra se esquentar! Hahaha Outra coisa importante é que se a voltagem do apartamento for 110V, mudar a do chuveiro para 220V. Não fez tanto frio nesse inverno e os chuveiros de muita gente não esquentaram como precisava. Muitos veteranos de vocês trocaram.

MATERIAL PARA A FACULDADE
              Avisa o pai, a mãe, a vó, que para o primeiro ano não precisa lhe dar estetoscópio, esfigmomanômetro, otoscópio,lanterna, etc. Isso tudo precisa a partir do segundo ano. Quando precisar, orientaremos tsobre marcas e preços também! :D Agora, para o primeiro ano, o que vocês mais usarão serão os livros e jalecos.

Livros

          A biblioteca da faculdade é relativamente boa. Tem alguns livros que podem ser retirados na biblioteca do campus Carreiros e muitos outros (a maioria dos que precisamos) na biblioteca da Famed. No kit bixo, também passaremos para vocês os principais livros em PDF. Dá pra se virar tranquilamente!
Contudo, para aqueles que quiserem comprar, vale a pena, então, ter um atlas de anatomia (os professores vão comentar sobre tê-lo para acompanhar as aulas práticas). Os livros muito utilizados e bons são:
1.    Netter, 5ª edição (atlas de anatomia);
2.    Moore, 4ª edição (livro texto de anatomia) – existem dois: o Moorezão (6ª ed.) e o Moorezinho (4ª ed.). Vale a pena pegar esse último, que é mais sucinto, tem o que precisa e é mais barato;
3.    Guyton, 12ª edição (livro de fisiologia);
4.    Junqueira e carneiro, 12ª edição (livro texto de histologia). 

Jaleco
        Durante a primeira semana de aula, seus veteranos estarão organizando a encomenda de jalecos de vocês. Eles são padronizados, com o símbolo da FURG, seu nome e tudo mais. Teremos modelos masculinos e femininos para você provar nos dias da matrícula e na semana de encomenda de jalecos (a semana da acolhida cidadã). Quem já tiver seu jaleco, pode usá-lo, sem problemas. Lembrando que ele deve ter sua identificação.
              O jaleco é utilizado nas aulas de anatomia (teórica e prática), nas idas, uma vez por semana, à UBSF (posto), e para acompanhar algum plantão, cirurgia, etc.
Aconselhamos que você tenha no mínimo 2 jalecos.

SEMANA DA ACOLHIDA
               Na primeira semana de aula, entre os dias 02 e 06 de março, você será recepcionado e conhecerá mais veteranos, os professores, as ligas e o hospital. Haverá algumas palestras e você fará um passeio turístico. Nessa semana, não terá aula. É uma ótima oportunidade para se organizar, terminar a mudança, deixar tudo em dia! Aproveite esse tempo também para fazer a carteirinha do ônibus, que pode levar uma tarde para isso. É sério, demora muito! Mas a espera vale a pena. Aproveite também para conhecer bem seus veteranos, interagir com seus colegas e fazer novas amizades. Você se lembrará disso mais tarde!!



Esperamos que esse manual possa ajudar a todos!
Mais dúvidas, é só perguntar no grupo do face ou aqui pelo blog mesmo.
SEJAM MUITO BEM VINDOS, BIXOS!
E preparem-se pros dias mais divertidos e loucos da vida de vocês, pinguins!!

FESTA DOS BIXOS 2015

AGUARDEM PELA MELHOR FESTA DOS BIXOS DA MEDICINA DA FURG DE TODOS OS TEMPOS!!

Dicionário Gaudério

• Rancho = compras do mês (de supermercado) • Chinelagem = brega/ fora de moda (bem pejorativo) • Rafuagem = grau elevado de chinelagem • Munaia = muito grande ou bastante ou os dois • Afudê = algo muito legal (ex: bah,que afudê esses veteranos, ne?) • Frio de renguear cusco (em breve vcs saberão do que se trata) • Cusco/guaipeca = cachorro • Bergamota = tangerina/mexerica • Lagartear no sol = ficar no sol quando está frio (assim como o lagarto) • Ratear = cometer gafes • Fazer fiasco = ratear em grau elevado • Sinaleira = semáforo • Lancheria = lanchonete • Torrada = sanduiche estilo misto quente • Beeem capaz! = de jeito nenhum/ nunca/pouco provável • Pila = real/ moeda brasileira • Negrinho = brigadeiro • Branquinho = beijinho ou doce de leite ninho • Afu = muito (ex: Hj eu paguei cerveja afu para meus queridos veteranos) • Ceva = bebida feita de cevada,vulgo cerveja, que pagarei aos meus veteranos • Guizado = carne moída • Tri = muito legal/top (ex: bah,que tri esses nossos veteranos!) • Coisar= usado quando nao se faz ideia de como se referir a algo do qual tbm não se faz ideia pra que serve • Cacetinho = pão francês • Bah = mil e um significados.

Por Que Ser Médico?

"Uma singela homenagem do Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos da Universidade Federal de Rio Grande aos colegas, professores, aspirantes médicos. Que está não seja apenas uma homenagem mas que um provocador de reflexões. Afinal, o dia do médico é todos, todo o trabalho e dedicação diária."
PARTE I

PARTE II


Visite o Blog do DAFB: http://dafbfurg.blogspot.com.br/